quinta-feira, 26 de julho de 2012

Relatório da Plenária Nacional dos(as) Trabalhadores(as) da CONAB



No dia 21/07/2012, no Auditório Luiz Fernando A. Campis da CONDSEF, foi realizado a Plenária Nacional dos trabalhadores da CONAB, estiveram presente 28 delegados, representados os estados: AL, MA, SC, ES, PE, CE, RJ, RS, MG, AM, GO, MT, BA, PB e DF
Informes dos Estados:
SINDSEP-MT:
         Informamos que o SINDSEP-MT, veio para esta Plenária sem Ata e sem Lista de presença, porque não houve quórum, devido a CI/044/DIGEP datado de 16/07/2012, encaminhado a todas as SUREG’s, os Servidores estão amedrontados com as ameaças da Direção, de que, quem participar da Assembléia realizada por Sindicatos Gerais irão sofrer retaliação e todos estão assustados.
         Informo que me encontro de licença pela Previdência, mas estou aqui para representar a base do meu Estado, não podemos ficar sem informe desta Plenária, com ameaça ou não, estaremos sempre juntos a esta luta.

Chapa da Comissão de Orientação:

ENOS; JÓ; DÉA; ELIZEU; MOISES; VALTER; MARCELO; TORRES; SÉRGIO VALDIR como SUPLENTE.

 Deliberações:

·        Conforme a cláusula Quadragésima Oitava do ACT 2011/2012 em vigor que da aos Empregados da CONAB é facultado o Direito de Sindicalizar, por meio de Entidades Sindicais que melhor atenda aos seus interesses, conforme os princípios da liberdade e autonomia sindical que os Sindicatos Gerais façam Assembléias Gerais para aprovara pauta do ACT e Delegados(as) para o ACT 2012/2013.
·        A todos os Diretores Estaduais da ASNAB. Que leiam atentamente a Pauta que está sendo enviada aos Estados por quê existe algumas alterações, então devemos fazer comparação com a Pauta anterior.
·        Pedir à Bancada de Deputados(as) Federais que apoiam os(as) Trabalhadores(as) a dialogarem com os Gestores da CONAB para por fim às ingerências Anti-Sindicais que a Empresa vem fazendo contra os(as) Trabalhadores(as) da CONAB.
·        Que nossas bases em cada Estado, busque mobilizar nossas Bancadas de Deputados(as) com objetivo de dialogar com os Gestores a fim de que eles possam se pronunciar de que lado eles estão.
·        Comissão de Acompanhamento e preparação da nossa participação na Assembléia Nacional controlando a eleição dos(as) Delegados(as).
·        Analise jurídica da possível ilegalidade dos Atos de convocação das Assembléias Nacional  - Edital e Regimento.
·        Levantamento Nacional dos(as) Delegados(as) da ASNAB e Eleitos nos Estados.
·        Os Sindicatos Gerais viabilizar a participação dos(as) Trabalhadores(as) da CONAB na Assembléia Geral Nacional dos Empregados da CONAB, para aprovação das propostas do ACT 2012/2013, bem como eleger a Comissão Nacional de Negociação/Representatividade.
·        Que a CONDSEF reenvie as denúncias de atos Anti-Sindicais para as autoridades competentes, por ocasião de que até agora nada foi realizado quanto às mesmas.
·        Que os(as) Trabalhadores(as) da CONAB, reafirmem a representatividade da CONDSEF e Sindicatos Gerais nos Estados onde ainda não foi feita Assembléia.
·   Pela independência e autonomia dos(as) Trabalhadores(as) da CONAB, para escolher e definir a sua Representatividade.
·   Que as Atas das Assembléias Regionais referente a Eleição do(a) Delegado(a) para participação no Encontro Nacional dos(as) Empregados(as) da CONAB convocado pelo CNTC, SINTABAS e ASNAB, sejam encaminhadas aos Sindicatos Regionais e CONDSEF.
·     Orientar os Sindicatos Regionais no sentido de subsidiar as Assembléias inclusive custeando o deslocamento e estadia do(a) Delegado(a) eleito(a).
·     Que se faça constar nas Atas os motivos do não reconhecimento das Entidades que estão fazendo a convocação.
CNTC – Não representa a categoria.
SINTABAS – Não tem registro sindical.
·        Constar nas Atas que não concordamos com os artigos 4º, 5º e 6º do Regimento apresentado. Art. 5º As Entidades convocadoras (Sindicatos Gerais/CONDSEF) sempre custearam as despesas de deslocamento e estadia.
·       Conceder poderes somente a Comissão de Negociação eleita na Plenária para o ACT 2012/2013. Com apoio da Assessoria Jurídica da CONDSEF.
·     Solicitar Audiência ao Presidente/CONAB, pela CONDSEF, tratar divergências Sindicais.
Jô Queiroz

MOÇÃO DE APOIO À REPRESENTATIVIDADE DA CONDSEF

Os sindicalizados (filiados) abaixo-assinados vem mediante o presente instrumento manifestar o total e irrestrito apoio à representação da CONDSEF/SINTSEF – BAHIA para em nome da categoria lutar pelos direitos dos trabalhadores públicos pelos motivos que abaixo se seguem:

1) Desde 1990, quando iniciou o processo de demissão dos empregados da CONAB, aqui na Bahia, a única entidade que nos atendeu foi o SINTSEF, coordenado pelo colega Amauri Teixeira (hoje Deputado Federal), o qual atendeu prontamente os pedidos, nos conduzindo e orientando, inclusive lutando pelo nosso imediato retorno a nível nacional. Desde então, o SINTSEF sempre apoiou não só o retorno ao trabalho, mas também todas as demandas trabalhistas decorrentes da demissão, disponibilizando toda a estrutura do sindicato, sobretudo jurídica, independente da filiação ou não dos atendidos.
2) Para efetivar a conquista do retorno ao trabalho, sendo revertido o processo de demissão, os Sindicatos Gerais juntamente com a CONDSEF, pleitearam junto aos parlamentares a criação de uma Lei que pudesse revogar aquele ato do governo Collor. Esta luta que reuniu todas as entidades representativas dos trabalhadores culminou na Lei 8.878/94, assinada pelo Presidente do Congresso o Senador Humberto Lucena e sancionada pelo Presidente Itamar Franco em 1994.
3) Após essa conquista, tendo já sido formada as comissões de anistiados nos Estados - mantidas pelo Sindicatos Gerais (SINTSEF) - a luta seguinte foi a inclusão no orçamento das despesas para efetivar o retorno de todo o contingente de beneficiados pela Lei, cerca de 126 mil famílias, prejudicadas pelo ato insano do governo Collor que sucateou o serviço publico. Para tanto, inúmeras caravanas, viagens para reuniões e congressos, entre outros, foram custeados pelos Sindicatos Gerais (SINTSEF).
4) Essas entidades sempre estiveram presentes no momento de maior aflição e angustia dos trabalhadores, restabelecer a esperança do retorno de todos ao emprego, apoiando incondicionalmente ao longo desses vinte dois anos. Ainda hoje, elas mantem o mesmo proposito de luta até que o ultimo anistiado retorne, seguindo ainda orientando e apoiando - inclusive juridicamente - o nosso Acordo Coletivo de Trabalho há vinte anos.

Por todos os motivos acima elencados, os trabalhadores públicos da CONAB-BA manifestam TOTAL APOIO a quem tem DE FATO representado os nossos interesses a nível nacional (CONDSEF) e local (SINTSEF-BA).

 MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O SINDICATO PATRONAL DA CONAB

Os trabalhadores do Brasil reunidos no 11° Congresso Nacional da CUT -  Central Única dos Trabalhadores manifestam seu REPÚDIO E DENUNCIAM a pratica anti-sindical, de liberdade e autonomia sindical, que a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, em pleno Governo dos Trabalhadores, pratica contra os seus trabalhadores, desorganizando-os e causando prejuízos financeiros ao lhes conceder índice de reajuste inferior ao concedido aos demais trabalhadores de empresas públicas federais, para privilegiar chefias com incorporações e conceder comissões indiscriminada para alguns setores privilegiados que sequer exercem as funções fins da empresa e prejuízos nos benefícios tão arduamente conquistados ao longo de 22 (vinte dois) anos de lutas dos verdadeiros Sindicatos dos Servidores Públicos Federais - SINDSEP's de todo o Brasil.
Repudiamos a intromissão da CONAB, na tentativa patronal de querer organizar os trabalhadores apoiando e incentivando a formação de um sindicato sem a vontade dos seus trabalhadores e ao aceitar como intermediário dos seus trabalhadores a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio - CNTC que em nada se assemelha à representação legitima dos SINDSEP's, contrariando o próprio imposto sindical dos trabalhadores da CONAB que lhe foi pago sem consulta aos trabalhadores da CONAB.

Repudiamos e denunciamos às autoridades.
Nome
RG./UF
Assinatura

























Mais uma VITORIA do SINDSEP-DF

Informo-lhes que acabou de sair a liminar da justiça impedindo o corte de ponto dos servidores em greve.
Tal liminar, foi fruto do Mandado de Segurança impetrado pelo Sindsep-DF, com o objetivo de impedir o corte de ponto determinado pela Dilma.
Mais uma vitória dos trabalhadores!!!!!
Agora, mais do que nunca, quem ainda não está na greve, ou voltou a trabalhar por conta do corte de ponto, tem que voltar para a greve. 
O fortalecimento da greve é essencial para o atendimento das nossas reivindicações.

Visita dos anistiados de Santa Catarina da CSN

Na semana de 09 a 12 de julho o SINDSEP-DF recebeu a associação dos anistiados CSN de Crisiúma e de Capivari, representados pela sra. Auxiliadora, sr. Clésio Rech , sr. Henrique e sr. Jorge Luiz Vieira   , onde tivemos a oportunidade de repassarmos todas as informações sobre a luta dos anistiados aqui no Distrito Fedral, bem como, leva-los nas autoridades que estão nós apoiando, Dep. Carmem Zanotto PPS/SC, Dra. Erida Feliz da CEI/Ministério do Planejamento, Dr. Ricardo Salviano da DPU/DF e Dr. Gabriel Farias presidente da ANADEF.










Gabinete da Dra. Erida Feliz da CEI, onde fomos informados sobre os diversos processos encaminhados a CEI, e sobre antigos processos que a CEI ficou de verificar a localização.


No gabinete do Dr. Ricardo Salviano na DPU/DF, com a Deputada Federal Carmen Zanotto -PPS/SC, O Dr. Ricardo falou da parceria feita com os parlamentares e o SINDSEP-DF, e mostrou o requerimento a nível nacional, que esta sendo elaborado em parceria com o jurídico do SINDSEP-DF.






Anistiados e PDVistas, O SINDSEP-DF em parceria com a ANADEF

A Defensoria Publica pede socorro, Você já precisou de um advogado e não pôde pagar por ele?

A Constituição Federal garante, como direito fundamental, o acesso à justiça integral e gratuita, por um Defensor Público concursado e independente, vocacionado para o trabalho de defender quem não pode pagar um advogado (arts. 5º, LXXIV, e 134 da Constituição).

Hoje, para exercer essa vocação em todo o país, nas Justiças Federal, Militar, Trabalhista e Eleitoral, existem apenas 480 Defensores Públicos Federais (membros da DPU) para "enfrentar", em favor das pessoas carentes de recursos, mais de 5 mil Juízes, quase 2 mil membros do Ministério Público e aproximadamente 8 mil Advogados Públicos.

Nos idos de 2005, um estudo do Governo Federal que visava à estruturação da DPU – autorizado pelo Decreto de 15.4.2005 e capitaneado por grupo de trabalho envolvendo o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União, a Casa Civil da Presidência da República, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União (DPU) – já concluía seus trabalhos constatando a necessidade, à época, de 1.280 Defensores Públicos Federais para atender, no mínimo, os hipossuficientes que precisavam da Justiça Federal. E mal se falava em interiorização da Justiça Federal... Esse grupo também apontou a necessidade de se conceder autonomia à DPU, por meio de proposta de emenda à Constituição (PEC), para impedir que a política transitória de governo fosse capaz de estagnar o desenvolvimento e a estruturação do órgão, dificultando, em última análise, o efetivo acesso à Justiça pelo cidadão pobre.

Assim, é o presente abaixo-assinado para obter apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que pretende oferecer os ajustes técnicos capazes de dotar a DPU de condições mínimas de atendimento amplo e irrestrito da população carente. Vamos assinar, imprimam o abaixo assinado e mandei para o SINDSEP-DF vai encaminhar para ANADEF.