quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

DEMISSÂO DO PRESIDENTE DA CONAB

 Demissão de presidente da Conab traz expectativa de melhoria nas relações com trabalhadores 

A demissão do agora ex-presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Evangevaldo Santos, foi bem recebida entre os trabalhadores e representantes da categoria. Para a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) estava mais do que na hora de uma mudança. A expectativa é de que o próximo presidente, João Bona Garcia, ex-diretor financeiro da autarquia, que teve seu nome anunciado esta semana, respeite os trabalhadores e traga melhorias nas relações com os servidores. Desde que assumiu o cargo, Santos promoveu um movimento de intromissão na organização dos trabalhadores e provocou problemas graves, entre eles, rejeitou negociar com entidades legítimas que há mais de 20 anos negociavam em defesa dos trabalhadores. Tanta intromissão chegou a travar o processo de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2011-2012.
A situação absurda e o tratamento desrespeitoso com que toda a direção da Companhia passou a tratar os trabalhadores e suas reivindicações levaram a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) e suas entidades filiadas a procurar a Justiça. O objetivo: assegurar o direito à livre organização e ter representantes legítimos da categoria recebidos pela direção da empresa. Na sexta-feira (17), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve anunciar decisão sobre ação de representatividade dos trabalhadores.  Outro processo ajuizado contra a Conab, o dissídio coletivo está no TST com o ministro relator Márcio Eurico Vitral onde aguarda julgamento.
Mobilização
Em meio a essas importantes mudanças estruturais na Conab faz-se fundamental que os trabalhadores da Companhia se engajem e se unam em torno da campanha salarial que quer melhores condições de trabalho para o setor público. Nesta quarta-feira (15), acontece o lançamento da campanha com concentração a partir das 10 horas no Espaço do Servidor, em frente ao Bloco C do Ministério do Planejamento. Na oportunidade as entidades vão cobrar uma audiência com a ministra Miriam Belchior.

A Condsef vai incluir nas discussões com o governo o debate sobre a perversa e inadequada intromissão da alta cúpula da Conab na organização de seus trabalhadores. Além disso, a entidade irá apresentar formalmente a pauta de reivindicações de todos os setores de sua base, incluindo os trabalhadores da Conab. A Condsef tem se valido de todos os mecanismos legais para defender o direito dos trabalhadores da Conab de se organizarem livremente em torno de suas entidades legítimas de representação. A categoria deve estar atenta a todas as movimentações e participar ativamente da luta em defesa de suas reivindicações.
Fonte: Condsef.